[FrontPage] [TitleIndex] [WordIndex

Sobre

Novidades

Estado Atual

Bugs

Código Fonte

Ferramentas

Documentação

EN/ES/PT-BR/RU/IT/TR/Time

<!> Nota: a página em inglês pode conter informações mais recentes.

"Feed de notícias". Últimas notícias:
12.12.2009 postado por pq+ahuillet
Nouveau abandona o suporte UMS, enorme limpeza no DDX
Cerca de 15 mil linhas foram apagadas do DDX quando o suporte a user mode-setting, a DRI1 (DRI2 ainda está lá) e a non-driver-pixmaps foi removido. De agora em diante, a única opção é usar o kernel mode-setting (KMS).

Nouveau: Driver Open Source de Aceleração para placas nVidia

Sobre o Nouveau

O projeto nouveau visa à construção de drivers de código aberto de alta qualidade para placas nVidia. "Nouveau" [nuvo] em francês significa "novo".

Se você tem dúvidas ou problemas, por favor dê uma olhada em TroubleShooting e FAQ-pt-br antes de nos contatar.

A maioria das conversas ocorre em #nouveau IRC channel em freenode. Registros crus e resumos revisados (conhecidos como TiNDCs, ou Companheiros Irregulares do Desenvolvimento do Nouveau) podem ser encontrados na página IRC chat logs.

Nós também usamos várias listas de email: notificações de bug e conversas sobre o desenvolvimento estão na lista nouveau. Mudanças dos drivers da nVidia nv, ferramentas de desenvolvimento do Nouveau (ex:rules-ng e renouveau) e documentação do hardware são notificadas para a lista CVS commits. As listas dri-devel e mesa3d-dev são importantes, também; veja DRI mailing lists para suas descrições, e por favor atente para a diferença entre a lista de usuários finais e a lista de desenvolvedores.

Nós também estamos interessados no que é dito sobre o projeto, então links serão coletados na página InThePress.

Estado Atual

Uma breve revisão do estado atual (não há intenção de ser completo ou impositivo, pode ficar desatualizado logo):

  • O uso do KernelModeSetting no Nouveau é obrigatório (KMS)

  • Suporte Dual-head pode ser configurado através do RandR1.2 e espera-se que funcione.

  • Suspender e resumir estão funcionando para muitos senão todos os chips, veja Suspend_support

  • Distribuições que usam o Nouveau:
    • Fedora usa o Nouveau como padrão e é bem integrado e suportado por Ben Skeggs, que tem uma postagem no blog sobre o estado do Nouveau relativo ao Fedora 12 (F12)

    • Atualizado, pacotes recentes para distribuições openSUSE: openSUSEPackages

    • Debian, Ubuntu: Pacotes Debian, pacotes Ubuntu - Phorornix tem um bom artigo sobre como usar o Nouveau no Ubuntu 9.04

    • Suporte 3D funciona usando o Gallium3D e pode (dependendo da geração do Chip e suas aplicações) ser razoavelmente utilizável. Porém, travamentos nos drivers 3D podem (e irão) ocorrer, isso já é sabido e não precisa ser reportado. Quando esse estado mudar, essa página será atualizada.
    • Em Outubro de 2009, Ben Skeggs melhorou o nv50 driver Gallium3D (GeForce 8 ou mais recente) para rodar o compiz parcialmente. Existem alguns pequenos problemas gráficos, mas funciona.

    • O driver nv40 Gallium3D de dezembro de 2009 roda o compiz, novamente, com alguns pequenos problemas gráficos.

Veja o tabela do estado atual para verificar quais são as funcionalidades suportadas em cada chipset. Temos também uma lista das coisas a fazer.

Os usuários podem ajudar o desenvolvimento instalando o Nouveau e tentando usá-lo em atividades diárias como navegar na internet, assistir a vídeos, jogos 2D (sem usar o OpenGL), usando dual-head, tentando tv-out. Qualquer problema encontrado deve estar no bugzilla ou nas notas abaixo. Senão, submeta uma notificação, por favor. Aceleração OpenGL, embora em progresso, ainda não é suportada. Se encontrados problemas, poderemos pedir para que nos forneça REnouveauDumps ou MMIO traces.

Além disso, pedidos de teste específicos podem ser encontrados na página TestersWanted.

Algumas GPUs integradas com a placa mãe não funcionam com o Nouveau por alguma razão desconhecida. Isso inclui a GeForce 8200/8300 e provavelmente a 9400 também. Todas os outros chipsets da série 8000/9000 devem funcionar, assumindo que se importe em extrair um pouco de código de um mmio-trace no caso disso ainda não ter sido feito. As problemáticas GPUs identificadas como NVIDIA NVAx no registro do Xorg, com um dígito heximal x. Integradas nforce1 e nforce2 provavelmente não funcionam, também.

O suporte 2D está razoavelmente bom com aceleração EXA, Xv e Randr12 (dual-head, rotações, etc.). Qualquer funcionalidade 3D que possa existir ainda não é suportada. Não peça intruções para tentar isso. Veja o estado atual do Gallium3d em cada chipset.

Se você tem algum hardware da nVidia que não precisa mais, sua doação será muito bem-vinda! Veja HardwareDonations.

Para desenvolvedores e usuários avançados, temos instruções em compilando e usando o Nouveau.

Notícias

Feed de notícias: "News feed"

12.12.2009 posted by pq+ahuillet
Nouveau pulled into staging
Nouveau DRM code has been pulled into staging and will be in 2.6.33. Ctxprogs are not included, so Nouveau firmware needs to be installed separately. Note that being in staging does not prevent us from breaking the ABI in the future, should the need arise. This is not considered as an official release.

24.11.2009 posted by benkai
JohannesObermayr has updated the page about openSUSEPackages
In short: Current nouveau packages (including packages for 3D support) are available for openSUSE 11.1, 11.2 and Factory!. The page contains the links to the repositories. Instructions on how to enable KMS and disable the 3D driver included!

10.10.2009 posted by benkai
Ben Skeggs has given a great update on the status of Nouveau
Summary: KMS supported on nearly all chips (old and new), G80 modesetting reverse engineered and fully working, RandR-1.2 supported on nearly all chips (old and new), suspend and resume working, two new devs working on Gallium3D, with compiz working on G50 chips and improvements every week!

07.07.2009 posted by pq
Pre-randr 1.2 support has been dropped, -2 kLOC change to the DDX. Yay!

30.06.2009 posted by pq
Nouveau has moved the DRM kernel code into a kernel tree, the DRM.git linux-core is abandoned.

Bugs

Primeiro, você leu as questões básicas de TroubleShooting? Sim? Ótimo.

Nós usamos o FreeDesktop Bugzilla. Bugs no driver 2D são arquivados sob o produto "xorg", componente "Driver/nouveau" (statistics). Bugs no driver 3D estão sob o produto "Mesa", componente “Drivers/DRI/nouveau”, mas por favor não submeta bugs sobre o suporte 3D ainda. Sinta-se à vontade para procurar e submeter bugs sobre a implementação 2D, por favor procure no bugzilla antes de submeter novos bugs. Se não tem certeza se seu bug é uma manifestação de um outro bug já reportado, reporte seu bug assim mesmo.

Por favor, não comprima os arquivos que você anexar às notificações de bug, especialmente arquivos de texto, como registros, a menos que o arquivo seja tão grande que o bugzilla se recuse a aceitá-lo. Zipar os arquivos faz com que uma olhada rápida se torne impossível. Além disso, verifique que o mime-type dos arquivos de texto seja realmente text/plain, e não, por exemplo, application/octet-stream. Isso facilita a vida de quem lê os registros.

Temos também uma lista de emails onde você pode enviar notificações de bug, perguntas, discutir patches ou qualquer coisa relacionada ao Nouveau ou a suas ferramentas.

Quando você perguntar sobre um problema ou for reportá-lo, sempre providencie um completo, não filtrado, não aparado log do kernel desde o boot até o problema, e um log completo do X se o problema se manifesta com o X.

Repositórios do Código Fonte

O código atual está em árvores do git em freedesktop.org.

  • DDX git (driver 2D) possui o driver Xorg Nouveau de aceleração.

    • Esse foi bifurcado do driver nv da nVidia há muito tempo atrás.

    • Endereço Git: git://anongit.freedesktop.org/git/nouveau/xf86-video-nouveau

  • DRM git (bibliotecas do DRM userspace) possui libdrm e libdrm_nouveau.

  • Nouveau kernel tree (módulos DRM) possui o último driver nouveau do kernel.

  • Mesa master é o lugar para desenvolvimento do driver 3D (não suportado).

    • Endereço Git: git://anongit.freedesktop.org/git/mesa/mesa

Ferramentas

Ferramentas que ajudam a codar o driver

  • REnouveau (veja CVS) "despeja" as modificações de fifo e registros mapeados do usuário quando um processo emite comandos de renderização. Leia essa página para aprender como submeter esses "despejos".

  • Repositório de despejos Renouveau

  • Um nvclock modificado esse nvclock foi modificado para que fosse possível ler/escrever todos os registros nVidia.

  • MmioTrace para investigar o acesso da memória mapeada I/O com o kernel. Pode ser usado para gravar como o módulo do driver usa as leituras e escritas do MMIO, para engenharia reversa e depuração.

  • RulesNG é um registro de descrições de hardware em forma de banco de dados.

  • Valgrind-mmt

  • Nvtrace é uma variante do valgrind-mmt que intercepta todo o tráfego até o driver.

  • Todas as nossas ferramentas e scripts no CVS (ex: crashdump and createdump) podem ser encontrados aqui.

Ferramentas de Depuração

  • OProfile é um profiler estatístico bem útil, para uma visão abrangente da performance do sistema.

Documentação/Código Fonte Disponível

Introdução e documentação da API

Apresentações

Documentação do Hardware de Vídeo

Outros drivers nVidia

Diversos


CategoryTranslationGerman CategoryHomepage


2013-03-24 13:16